quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Qual a diferença entre tornado e furacão?
FURACÃO: Vale lembrar que furacão e tufão são a mesma coisa, mas em locais diferentes. Quando ocorre na porção leste do Oceano Pacífico ou no Oceano Atlântico, é chamado de Furacão, quando ocorre na porção oeste do Pacífico, é chamado de Tufão. Eles caracterizam-se por serem ventos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h, com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km, mas continuam sendo menos intensos que os tornados

Resultado de imagem para FURACÃO



TORNADO:os tornados são mais intensos e destrutivos que os furacões, porém apresentam tamanho e duração menores. O seu diâmetro não ultrapassa 2 km e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários e vários dias. Apesar disso, as velocidades dos tornados são bem maiores, podendo ultrapassar 500 km/h, o que eleva o seu poder de destruição. Os tornados só podem ser considerados como tal se tocarem o solo, caso contrário, são chamados apenas de “funis"





Resultado de imagem para tornado

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vênus

Resultado de imagem para vênus

 Um dos planetas mais quentes do sistema solar com temperatura máxima de cerca de 460 °C (860°F).Estudar Vênus, que tem quase o mesmo tamanho, densidade e massa da Terra, significa observar de longe, naturalmente sob condições um pouco diferentes, os mesmos processos de formação do nosso planeta, sem a interferência da erosão causada pelos ventos e pela chuva. Os cientistas sabem que o tamanho e a massa de um planeta interferem na sua evolução e aparência atual.


Marte

Resultado de imagem para Marte

temperatura maxima 20°C (68°F) e minima -140°C ( -220°F)
lugares no sistema solar que podem ter condições de vida




Resultado de imagem

Vênus
a temperatura do planeta pode ser facilmente tolerada, os gases presentes na atmosfera podem servir de alimento para as bactérias e microorganismos se alimentarem e reproduzirem no local. a temperatura chega a 460°C (equivalente à 860°F)

Resultado de imagem para ganimedes e calisto

Ganimedes e Calisto
são as principais luas de júpiter, , sendo que Ganimedes ocupa o primeiro lugar desse ranking. Vizinhos de Europa, Ganimedes e Calisto podem ter oceanos líquidos (água salgada) escondidos em seu interior, a pelo menos 100 quilômetros abaixo das rochas. Encontrar algum tipo de vida nesses dois corpos pode ser uma tarefa muito, muito difícil, mas não impossível. A temperatura média de superfície de Calisto é de -139°C (equivalente a -218,2°F), e a de Ganimedes é de -163°C (equivaelente a -261,4°F)

Resultado de imagem para ENCELADO

Encelado
é uma lua de saturno, e é composta de gelo e aparenta possuir água líquida em sua superfície. Em 2005, a sonda Cassini da NASA fotografou gêiseres de água e de gelo sendo expelidos de rachaduras no hemisfério sul de Encélado. Os cientistas acreditam que os reservatórios de água líquida abaixo da superfície congelada são aquecidos por interações gravitacionais entre Encélado e outras luas de Saturno. Os requisitos para a vida estão lá... A temperatura média em sua superfície é de -198°C (equivalente a -308,2°F)


Resultado de imagem para MARTE


 Marte 
Marte é um planeta rochoso, sendo o quarto a partir do Sol. Marte permanece eternamente popular para aqueles à procura de vida extraterrestre. Um dos fatores intrigantes de Marte são suas faixas escuras que surgem principalmente durante o verão, como na cratera Horowitz. Cientistas acreditam que esses canais podem ter água salgada fluindo na superfície do Planeta Vermelho, fruto do degelo de água a apenas alguns centímetros abaixo da superfície, cuja temperatura média é de -63°C (equivalente a -81,4°F)

Resultado de imagem para tita lua

Titã
é a maior lua de saturno, e único corpo so sistema solar que possuem água líquida (lagos).Seus lagos são de etano e metano (gás natural liquefeito), e a chuva de Titã é de hidrocarbonetos. Apesar dos ingredientes estranhos e das temperaturas gélidas de Titã ( média de -179 graus Celsius, equivalente a aproximadamente -288,4°F), é um mundo que possui uma química rica e favorável, e quem sabe, abrigar alguns tipos primitivos de vida.


 
Europa

Europa é uma das quatro luas Galileanas do gigante Júpiter, e um dos locais mais prováveis de abrigar vida no Sistema Solar. Não é à toa que essa lua gelada é um dos mundos mais intrigantes que conhecemos. Ela é coberta por uma crosta espessa de gelo, mas logo abaixo dessa crosta, há um oceano líquido que poderia abrigar alguns tipos curiosos de vida (primitiva ou não). Alguns cientistas acreditam que seu interior sofra aquecimento geotérmico, o que eleva ainda mais a possibilidade de haver vida em seus oceanos, e talvez, quem sabe, até parecidas com as vidas existentes nas profundezas dos mares da Terra. A temperatura média de sua superfície é de aproximadamente -171°C, porém, fontes térmicas podem existir em algumas regiões, o que amplia a probabilidade de no futuro, quem sabe, encontrarmos vida nesse mundo gelado e distante.





terça-feira, 4 de outubro de 2016

diagrama de fases 
Resultado de imagem para diagrama de fases
Diagramas de fases são mapas que permitem prever a microestrutura de um material em função da temperatura e composição de cada componente. em um diagrama de fases podemos obter as seguintes informações:
  • a curva de fusão limita a substância dentre os estados líquido e sólido
  • a curva de vaporização limita a substância dentre os estados líquido e gasoso
  • a curva de sublimação limita a substãncia dentre os estados sólido e gasos
Algumas substâncias ditas anômalas fogem a essa regra quando se fundem, é o caso de uma substância que temos contato diariamente, a água, para essas substâncias tal regra não se aplica, pois quanto maior for a pressão sobre elas,um exemplo disso é a água
Resultado de imagem para diagrama de fases da água

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O que ocorreria se a terra parasse a para outra?
A terra se move a aproximadamente 1.450km por hora, e de acordo com a lei da inércia, nós, seres humanos e tudo que está na terra, estão em movimento também, portanto, se a terra parasse, tudo na superfície terrestre continuaria seu percurso na mesma velocidade. toda a vida na terra seria destruída, por conta da velocidade em que tudo seria projetado para diversas direções, os aviões seriam projetados por conta do deslocamento do ar. 

LEIS DE NEWTON

PRINCÍPIO DA  INÉRCIA: ESTA LEI DIZ QUE, UM CORPO EM MOVIMENTO, QUANDO SUBMETIDO A UMA PARADA BRUSCA, TENDE  A CONTINUAR SEU PERCURSO APÓS SUA PARADA, NA MESMA VELOCIDADE. 
  • UM HOMEM EM UM CARRO, DURANTE UMA ULTRAPASSAGEM, VÊ UM CARRO VINDO EM SUA DIREÇÃO, LOGO APÓS A FREAGEM, O CORPO DO HOMEM, TENDE A CONTINUAR SEU PERCURSO, SENDO PROJETADO PARA FRENTE.
  •  QUANDO UM CARRO ACELERA BRUSCAMENTE, O CORPO TENDE A PERMANECER EM REPOUSO, SENDO PROJETADO PARA TRÁS, NA SUA LOCALIZAÇÃO INICIAL.            
  • LEMBRE-SE, QUANTO MAIS A MASSA DO CORPO, MAIS DIFICIL SERÁ A APLICAÇÃO DA INÉRCIA.





PRINCÍPIO DA DINÂMICA: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.A 2ª lei de Newton diz que a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa, ou seja:

  • F é resultante de todas as forças que agem sobre o corpo
  • m é a massa do corpo na qual as forças atuam
  • a é a aceleração



  • observe, o carrinho é submetido a duas forças aplicadas em sentidos opostos, ou seja, a força é aplicada para mover o objeto.


príncipio de ação e reação: Quando uma pessoa empurra um caixa com um força F, podemos dizer que esta é uma força de ação. mas conforme a 3ª lei de Newton, sempre que isso ocorre, há uma outra força com módulo e direção iguais, e sentido oposto a força de ação, esta é chamada força de reação.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

    Acidente nuclear de Goiânia
O acidente de goiânia, ou acidente do césio - 137,ocorreu no dia 13 de setembro de 1987, e foi o maior acidente nuclear do Brasil. tudo começou quando catadores de um ferro velho da cidade encontraram uma cápsula contendo césio 137, um material altamente radioativo, com o contato direto com a substância, e a forte radiação emitida, espalhou-se na cidade um grande número de mortes, entre elas, os descobridores da cápsula, o dono do ferro velho onde a mesma foi encontrada, entre outros individuos que entraram em contato com o material. A meia vida do césio 137 é de 30 anos, ou seja, em 2017, o material completará sua meia vida, que é o tempo que uma substância radioativa leva para reduzir sua massa pela metade. Se houvesse conhecimento do material descoberto pelo catadores, as consequências deste acidente seriam mais amenas, assim como o cuidado de hospitais com lixos hospitalares radioativos, até porque o material encontrado tratava-se de resíduos hospitalares.  
   
              















diferença entre fusão e fissão nuclear
fusão nuclear é quando dois nucleos atômicos são unidos gerando um novo, assim como o sol e sua produção de energia. já a fissão nuclear é o processo de quebra do núcleo atômico, pode ser natural ou induzido pelo homem, é o caso da geração de energia em usinas nucleares ou a explosão de bombas atômicas


quinta-feira, 23 de junho de 2016

hiroshima

 hiroshima 
o bombardeio na cidade japonesa de hiroshima aconteceu no dia 6 de agosto de 1945, e deixou mais de 3oo.oo mortos, a bomba foi enviada e projetada pelos estados unidos, e foi lançada pelo avião enola gay. a bomba teve o poder de recriar o sol sobre a cidade, o calor era tão intenso que as pessoas que estivessem dentro de seu raio de poder, eram instantaneamente mortas, e delas, só restaram a sombra. a cidade foi completamente destruída, prédios foram derrubados. nos seres humanos, as queimaduras eram letais, a ponto da pele desgrudar da carne e as retinas derreteram se fossem expostas ao calor e a luz que a bomba produziu. aproximadamente 66 anos após o ataque, a cidade foi totalmente reconstruída, restando apenas algumas lembranças do dia em que tudo ocorreu, a cidade hoje é uma grande metrópole, quase impossível de se imaginar que no passado, algo tão triste aconteceu. o ataque foi repudiado por muitos, e realmente, a carnificina foi de um grau muito elevado, mas de certa forma, a bomba foi o contrato de paz, pois foi ela que deu fim á guerra.   

                                                                      galeria 
  

                                                                 








 
Resultado de imagem para enola gay little boy






 

                                                                hoje em dia..






















cores

como as cores influenciam os seres humanos 



as cores, além de terem significados, têm o poder de transmitir emoções e sensações. como por exemplo as cores frias, que transmitem sensações de temperaturas baixas, ao contrário das cores quentes, como e vermelho, amarelo e laranja, que transmitem uma sensação de aconchego e calor. entre muitas cores, algumas possuem mensagens muito significantes, que influenciam muito em nossas vidas, como o branco, que simboliza a paz, o preto que faz alusão ao luto e ao respeito, o vermelho,o amor e o azul a tranquilidade
   


                                   
  

terça-feira, 14 de junho de 2016


super heróis e a física:
flash: a super velocidade não é possível em seres humanos, pois este herói possui a habilidade de correr na velocidade da luz (3.00000 km/h). se algum corpo em movimento alcançar esta velocidade, viajará no tempo. 
em chamas: um homem não pode entrar em auto combustão voluntariamente


 por do sol 
A cor dos objetos é determinada pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Assim, um objeto terá uma certa cor se não absorver justamente os raios correspondentes à freqüência daquela cor. Por exemplo, uma folha verde utiliza todas as cores para fazer a fotossíntese, menos o verde, porque esta foi refletida. Por isso, a cor que vemos na folha é o VERDE! 

Com relação ao céu devemos pensar de maneira semelhante mas agora em termos de refração da luz solar ao atravessar a atmosfera. Sabemos que a atmosfera é uma mistura de moléculas de gases e de outros materiais que ficam espalhados ao redor do nosso planeta. 

No caso do nosso CÉU AZULADO, o conjunto de gases que compõem a nossa atmosfera (NITROGÊNIO – N2; Oxigênio O2, Argônio Ar2, Dióxido de carbono entre outros) faz com que o AZUL sofra maior difusão (espalhamento das cores) ao atravessar a nossa atmosfera, fazendo, assim, com que os nossos olhos enxerguem o CÉU AZULADO. O que vemos neste caso são os comprimentos de onda que não foram absorvidos, e sim refratados difusamente através da atmosfera (espalhamento das cores). 

E você já reparou, em fotos tiradas por naves espaciais, que o céu aparece preto? Isso acontece porque lá não existe atmosfera e os raios do sol não se dispersam, apresentando-nos um céu NEGRO tanto de dia como de noite. 

Agora que você já entendeu o porquê que o nosso céu é azul, eu pergunto... por que o nosso pôr-do-sol é ALARANJADO? Já no caso do pôr-do-sol, este fenômeno também se explica de uma maneira parecida! Quando estamos no pôr-do-sol a luz acaba tendo um caminho bem maior para percorrer do que quando estamos na posição do meio dia. Assim, neste trajeto da luz, muitas das cores foram difundidas sobrando apenas da luz amarela ao vermelho para enxergarmos.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

 Na física, é o estudo do som,. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
Exemplos de acústica: transmissores de som, geradores de som, propagação e receptores.
Física acústica: No espaço livre, a intensidade de energia da onda diminui na medida em que ela se afasta da fonte sonora. Quando é dobrada a distância entre a fonte e o receptor, a intensidade do som cai 6 dB em campo livre e considerando uma fonte pontual e 3 dB considerando uma fonte de linha sobre um plano refletor. Uma fonte sonora produz variações de pressão no ar, diminuindo sua densidade, comprimindo-o numa onda progressiva, cujo formato esférico se move à velocidade de 340 m/s. 

https://mavconsultoria.files.wordpress.com/2010/04/acustica-ouvidos.jpg
Fenômenos da acústica
Reflexão: é quando o som se propaga e reflete em algum objeto, fazendo-o voltar (refletir), um bom exemplo disso é o eco. Para uma pessoa ouvir o eco de um som por ela produzido, deve ficar situada a, no mínimo, 17 m do obstáculo refletor, pois o ouvido humano só pode distinguir dois sons com intervalo de 0,1 s. O som, que tem velocidade de 340 m/s.http://www.resumosetrabalhos.com.br/00085750_html_m793b1e27.png


A Ressonância Acústica é gerada quando uma fonte emite um som de frequência igual à frequência de vibração natural de um receptor. Como em todo tipo de ressonância, ocorre uma espécie de amplificação do som, aumentando a intensidade deste. Um exemplo de ressonância é uma taça de cristal quando exposta a um som de frequência igual ao seu.

http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/21008.jpg
Velocidade do som
Liquidos: a velocidade do som nos liquidos tende a aumentar, e cada liquido tem uma velocidade diferente .
http://www.aulas-fisica-quimica.com/imagens/8F_08_02.jpg




Sólidos: o som tende a refletir.
Resultado de imagem para som em sólidos
Gasosos: o som se propaga.
http://www.rc.unesp.br/showdefisica/99_Explor_Eletrizacao/Imagens/Ondas%20sonoras%203.jpg


Questões do enem e vestibular sobre ondulatórias
1-Quando uma radiação passa de um meio para o outro:

I. sua frequência varia e seu comprimento de onda permanece constante.
II. sua velocidade varia e sua frequência permanece constante.
III. a velocidade varia e o comprimento de onda permanece constante.
IV. a frequência, a velocidade e o comprimento de onda permanecem constantes.
V. a frequência, a velocidade e o comprimento de onda variam.

É verdadeira a afirmação de número:
I
 II
 III
 IV
 V
Justificativa: Ondas eletromagnéticas não mudam a frequência quando passam de um meio para o outro.
QUESTÃO 55 
Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle. 
A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de 
a) terem fases opostas. 
b) serem ambas audíveis. 
c) terem intensidades inversas. 
d) serem de mesma amplitude. 
e) terem frequências próximas.
Alternativa E
justificativa: Quando as ondas tem frequências próximas elas se intensificam de maneira que ocorre a interferência.
Questão 53 
Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm. 
Disponível em: www.ufsm.br. 
Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado). 
Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de 
a) 0,3
b) 0,5
c) 1,0
d) 1,9
e) 3,7.
Resolução
Inicialmente podemos calcular o comprimento de onda multiplicando a distância entre as pessoas, 0,8 (80 cm = 0,8m), pelo número de “distâncias”, que é 15, visto que há 16 pessoas:
λ = 15 . 0,8
λ = 12 m
Em seguida, calcula-se a frequência através da seguinte expressão:
f = v
       λ 
Dada a velocidade (v = 45 km/h), devemos passar sua unidade de medida para m/s. Para isso, basta dividi-la por 3,6:
v = 45  = 12,5 m/s
      3,6
Substituindo na equação:
f = 12,5 = 1,04
       12
O valor obtido é mais próximo de 1 Hz, portanto, a resposta correta é a alternativa C
2-Ao ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(a)
a) intensidade sonora do som de cada instrumento musical.
b) potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais.
c) diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical
d) timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
e) altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais.

Timbre à característica da onda de som que nos permite saber se sons da mesma frequência (mesma nota musical) foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Ou seja, a mesma nota musical emitida pela flauta ou pelo piano poderá ser diferenciada pelo timbre de cada som.
Para cada uma dessas duas ondas sonoras, haverá uma forma da onda característica, que dependerá do número e intensidade dos harmônicos que acompanham o som fundamental.
O timbre é composto pela forma da onda e pelo envelope sonoro. 
Letra D.
(PUC-RIO 2007) Um feixe de luz de comprimento de onda de 600 nm se propaga no vácuo até atingir a superfície de uma placa de vidro. Sabendo-se que o índice de refração do vidro é n = 1,5 e que a velocidade de propagação da luz no vácuo é de 3 x 10m/s, o comprimento de onda e a velocidade de propagação da onda no vidro em nm e m/s, respectivamente, são: (Obs: 1 nm = 1 x 10−9 m).
a) 200 nm; 4 x 108 m/s
b) 200 nm; 3 x 108 m/s
c) 200 nm; 2 x 108 m/s
d) 400 nm; 1 x 108 m/s
e) 400 nm; 2 x 108 m/s
Resposta Questão 1
 Quando a luz passa de um meio para outro com índice de refração diferente e com o seu comprimento de onda alterado, utilizamos a relação a seguir para calcular o novo comprimento de onda:
λ' = λ0
        
n
Sendo que:
λ' é o comprimento de onda ao passar para um meio material;
λé o comprimento de onda no vácuo;
n é o índice de refração do meio.
Substituindo os dados do problema na equação acima, temos que:
λ' = 600 x 10-9 = 400 nm
1,5           
E a velocidade da onda é dada por:
v = 3 x 10= 2 x 108 m/s
n      1,5                      
Portanto, a alternativa correta é a letra “e”