LEIS DE NEWTON
PRINCÍPIO DA INÉRCIA: ESTA LEI DIZ QUE, UM CORPO EM MOVIMENTO, QUANDO SUBMETIDO A UMA PARADA BRUSCA, TENDE A CONTINUAR SEU PERCURSO APÓS SUA PARADA, NA MESMA VELOCIDADE.
- UM HOMEM EM UM CARRO, DURANTE UMA ULTRAPASSAGEM, VÊ UM CARRO VINDO EM SUA DIREÇÃO, LOGO APÓS A FREAGEM, O CORPO DO HOMEM, TENDE A CONTINUAR SEU PERCURSO, SENDO PROJETADO PARA FRENTE.
- QUANDO UM CARRO ACELERA BRUSCAMENTE, O CORPO TENDE A PERMANECER EM REPOUSO, SENDO PROJETADO PARA TRÁS, NA SUA LOCALIZAÇÃO INICIAL.
- LEMBRE-SE, QUANTO MAIS A MASSA DO CORPO, MAIS DIFICIL SERÁ A APLICAÇÃO DA INÉRCIA.
PRINCÍPIO DA DINÂMICA: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.A 2ª lei de Newton diz que a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa, ou seja:
- F é resultante de todas as forças que agem sobre o corpo
- m é a massa do corpo na qual as forças atuam
- a é a aceleração

- observe, o carrinho é submetido a duas forças aplicadas em sentidos opostos, ou seja, a força é aplicada para mover o objeto.
príncipio de ação e reação: Quando uma pessoa empurra um caixa com um força F, podemos dizer que esta é uma força de ação. mas conforme a 3ª lei de Newton, sempre que isso ocorre, há uma outra força com módulo e direção iguais, e sentido oposto a força de ação, esta é chamada força de reação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário